Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

Home / Colegiado de Curso

 

O Colegiado de Curso é órgão de coordenação didático-pedagógica, destinado a elaborar e implantar a política de ensino no respectivo curso e acompanhar a sua execução. É presidido pelo Coordenador do Curso de Medicina e composto por oito professores e um representante discente, garantido a representatividade dos respectivos segmentos.

 

Dentre suas competências, destacam-se a de estabelecer as diretrizes do programa didático e suas disciplinas, promover a integração dos planos de ensino das várias disciplinas e propor ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão as alterações no Projeto Pedagógico do curso. Outras ações de competência do Colegiado do curso são:

 

  • opinar sobre as normas de transferência de alunos de outras instituições, bem como sobre os planos de estudos de adaptação para alunos reprovados, além de critérios de equivalência de estudos;
  • decidir sobre pedido de aproveitamento de disciplina;
  • apreciar representação de aluno em matéria didática;
  • estabelecer normas de desempenho dos professores orientadores a serem designados pela coordenação de curso;
  • indicar o representante docente do curso para integrar o Conselho Superior;
  • cumprir as determinações dos órgãos de administração superior e cooperar com os eventuais serviços de ensino e pesquisa;
  • fixar horários das disciplinas ofertadas pelo curso, eliminando coincidências; e
  • exercer outras atribuições previstas no Regimento Institucional.

 

O Colegiado de Curso reúne-se, periodicamente duas sessões ordinárias por semestre, ou em caráter extraordinário, em atendimento à demanda do curso. Para cada reunião realizada lavra-se uma ata, que é lida, discutida e aprovada na sessão seguinte. Todas as deliberações oriundas das reflexões e discussões realizadas nas reuniões do Colegiado de Curso são encaminhadas aos respectivos órgãos executores para a viabilização das ações em demanda.

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão