Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

Famevaço : Imes renova selo de Instituição Socialmente Responsável
Enviado por Visitante

O selo foi conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e certifica que a instituição participou da 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular





Os grandes diferenciais das instituições socialmente responsáveis são as posturas éticas e o respeito com a comunidade. A Responsabilidade Social nas instituições é o compromisso de que suas ações afetem de forma benéfica a sociedade. Desta forma, a cada ano, cresce o número de instituições que promovem atividades voluntárias celebrando o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular - iniciativa desenvolvida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O Instituto Metropolitano de Ensino Superior – Imes/Univaço participou da 13ª campanha, e, mais uma vez, conseguiu a renovação do selo de Instituição Socialmente Responsável.




A certificação, concedida pela ABMES, comprova que a Instituição se preocupa com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável da população da região na qual está inserida.





O projeto que viabilizou a participação do Imes este ano foi o “Samu nas Escolas”. Orientado pelo professor do Imes e socorrista do SAMU de Ipatinga, Ângelo Geraldo José Cunha, e com participação do socorrista e coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, William Miranda Moraes, o projeto visa conscientizar a população quanto ao uso consciente do número 192, atuando nas escolas públicas e privadas do município para que haja capacitação e multiplicação da informação.





O projeto contou com uma oficina de primeiros socorros para os alunos do Ensino Médio, ensinando-os a agir em situações de emergência, que podem vir a ocorrer, tais como desmaios, engasgos, queimaduras, choques elétricos, fraturas, hemorragias, entre outras.





No total, foram atendidas quatro escolas de Ipatinga. As ações realizadas buscaram interagir com os alunos, de modo que o conhecimento fosse transferido de forma didática e dinâmica. Para isso, foram utilizados recursos como encenações, vídeos, músicas, entre outros.





A iniciativa, criada pela ABMES em 2005 como Dia da Responsabilidade Social, tem o propósito estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade, por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, entre outras, direcionadas para a sociedade.





Participam da ação tanto as instituições particulares – associadas ou não à entidade – como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema “S”. Cada instituição cadastrada na campanha tem autonomia para definir a programação de atividades, bem como o local de realização do evento.



Página para impressão Enviar para um amigo Create a PDF from the article