Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

Famevaço : Calouros do Imes/Univaço promovem ações de combate ao Aedes Aegypti em Ipatinga/MG
Enviado por Visitante




Calouros do Imes/Univaço promovem ações de combate ao Aedes Aegypti em Ipatinga/MG

A atividade é parte do programa Trote Cidadão e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG


O índice de 5,2% de infestação de focos do mosquito Aedes Aegypti no município coloca Ipatinga em uma situação preocupante de risco de epidemias. O percentual indicado pelo Levantamento de Infestação do Aedes Aegypti - LIRA mostra um aumento de 350% a mais de focos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Desta forma, o programa Trote Cidadão do Imes neste semestre, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, se engajou em fortalecer o movimento de intensificação do combate ao mosquito.


Para a realização da atividade os estudantes foram previamente orientados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, e professores do Imes.


Os calouros participaram das ações ocorridas nos dias 21 e 22 de fevereiro, nos bairros Bom Jardim e Esperança, regiões onde o Lira se encontra mais elevado no município – 12,5% e 6,5% respectivamente. Para isso, eles foram divididos em duas equipes, sendo uma para cada dia e bairro. Cada agente comunitário de saúde contou com a colaboração de três acadêmicos de Medicina, para efetivar seu trabalho.


Foram realizadas orientações aos moradores e comerciantes dos bairros, disseminando junto à população ações prioritárias de prevenção contra a proliferação do mosquito causador da dengue, alertando para a importância de se manter uma rotina de vistoria em casa e também no trabalho, com foco nos locais que possam acumular água parada, facilitando a reprodução do Aedes.


"Às vezes, as pessoas não tem noção da importância desse assunto como pauta de saúde pública. A experiência neste Trote Cidadão me ensinou a relevância do trabalho de educação, de informação e conscientização das pessoas, já neste início da minha formação acadêmica. Cada um precisa fazer sua parte, para que a cidade toda saia ganhando", destacou a caloura Rafaela Alves Carvalho.


Gincana Solidária
Outra atividade integrante do programa Trote Cidadão é a tradicional Gincana Solidária. Nesta 9ª edição, os novos alunos estão arrecadando leite para doação, além da realização de visitas mensais à entidade social.


Você sabia?
• Altas temperaturas e mudanças nas condições de tempo, com chuvas rápidas, marcam o verão e trazem condições ideais para a proliferação do Aedes Aegypti.


• Segundo um estudo do Ministério da Saúde, 85% dos criadouros dos mosquitos da dengue estão dentro das casas das pessoas. A maioria, nos vasos de planta e em caixas d’água mal fechadas.


• Os ovos do mosquito da dengue podem resistir por 400 dias nos cantinhos dos vasos e até em tampinhas de garrafa antes de virarem larvas. Por isso, além de não deixar água parada, é importante escovar com sabão cada cantinho dos recipientes.


Fonte: Delas - iG @ http://delas.ig.com.br/saudedamulher/ ... engue/n1237579976323.html

Página para impressão Enviar para um amigo Create a PDF from the article