Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

(1) 2 3 4 ... 32 »
Famevaço : Liga de Cardiologia do Imes promove simpósio sobre Emergências Cardiológicas e Manejo da Dor Torácica
Enviado por webmaster

Liga de Cardiologia do Imes promove simpósio sobre Emergências Cardiológicas e Manejo da Dor Torácica



Quando se fala em doença cardíaca, em um AVC, por exemplo, cada minuto é importante. E para compartilhar e discutir questões que contribuam para avançar no tratamento das doenças cardiológicas e no manejo da dor torácica foi realizado na noite de ontem (17/08) no Auditório Dr. José Torres Alves, do Instituto Metropolitano de Ensino superior - Imes/Univaço, um simpósio sobre o tema.



O evento, direcionado aos alunos do curso de Medicina do Imes, foi organizado pela Liga Acadêmica de Cardiologia, sob orientação do professor José Márcio Ribeiro e contou com três palestras.



O primeiro assunto do simpósio foi abordado pela professora Jamille Hemétrio Salles. Ela falou sobre “Diagnóstico Diferencial da Dor Torácica na Sala de Urgência”.



A segunda palestra foi ministrada pelo professor Norbeto de Sá Neto. O tema foi “Protocolo da Dor Torácica”. Empolgados com o assunto, logo após o término da palestra, os participantes iniciaram uma calorosa discussão sobre o tema,



A palestra de encerramento ficou a cargo do Dr. Pedro Paulo Neves de Castro, que aprofundou no tema “Intervenções Hemodinâmicas”.



Ao final do Simpósio foi reservado um tempo para esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre os temas abordados.


Famevaço : 5º Festival de Talentos alegra Dia do Estudante no Imes
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 1353 bytes
Famevaço : Resultado do Programa de Iniciação a Docência - 2017/2
Enviado por Visitante
Famevaço : Edital do Resultado da 2ª Chamada do Processo Seletivo de Transferência
Enviado por Visitante
Famevaço : Resultado do Processo Seletivo de Transferência 2º/2017
Enviado por Visitante
Famevaço : Resultado seleção trabalhos para a XV Jornada Acadêmica da Saúde e VI Congresso de Atualidades Médicas.
Enviado por Visitante
Famevaço : Inscrições para as disciplinas eletivas 2017/2º
Enviado por Visitante
Famevaço : Inscrição para o Processo Seletivo de Transferência 2017/2º
Enviado por Visitante
Famevaço : Univaço completa a marca de mais de 1000 médicos formados
Enviado por Visitante


No dia 30/06 o Instituto Metropolitano de Ensino Superior Imes/Univaço graduou a sua XXVI Turma do Curso de Medicina, ofertando à comunidade mais 39 novos médicos. A solenidade foi realizada no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga/MG. Com mais essa Turma, a Instituição alcançou a marca de 1007 médicos graduados.



A XXVI Turma do Curso de Medicina, que recebeu o nome de Ramon Aroni Miranda Martins em homenagem ao saudoso colega de sala, teve como paraninfo o professor José Helvécio Kalil de Souza e como patrono o professor Daniel Riani Gotardelo.



Os homenageados foram os seguintes professores: Cícero Machado de Matos, Flávia Albuquerque Magalhães, Ivana Vilela Teixeira, João Oscar de Almeida Falcão Júnior, José Carvalhido Gaspar, Orlando Barreto Zocratto e Vera Lúcia Venancio Gaspar. A funcionária homenageada foi a senhora Darcy Maria Botelho.



A formatura é o momento de compartilhar a alegria e expressar o reconhecimento àqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória. A solenidade de Colação de Grau é um momento festivo da Instituição de ensino, quando participam dirigentes, professores e alunos que durante algum tempo conviveram academicamente.



O currículo do curso de Medicina do Imes é dotado de um referencial pedagógico sustentado numa prática educacional, comprometido com a formação contemporânea do médico, e de acordo com as referências nacionais e internacionais de qualidade.



Desta forma, o egresso do Imes possui uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado para atuar, segundo princípios éticos, no processo de saúde-doença e no enfrentamento de problemas de saúde da região, em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.


Famevaço : HORÁRIO DE EXAME ESPECIAL - 2017/1
Enviado por Visitante
Famevaço : Univaço completa a marca de mais de 1000 médicos formados nesta sexta-feira
Enviado por Visitante



Na próxima sexta-feira (30/06) o Instituto Metropolitano de Ensino Superior
Imes/Univaço graduará a sua XXVI Turma do Curso de Medicina, ofertando à
comunidade mais 39 novos médicos. A solenidade será realizada a partir das
19h, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga/MG. Com mais essa Turma, a
Instituição alcança a marca de 1007 médicos graduados.



A XXVI Turma do Curso de Medicina, que recebeu o nome de Ramon Aroni
Miranda Martins em homenagem ao saudoso colega de sala, tem como paraninfo
o professor José Helvécio Kalil de Souza e como patrono o professor Daniel
Riani Gotardelo.



Os homenageados serão os seguintes professores: Cícero Machado de Matos,
Flávia Albuquerque Magalhães, Ivana Vilela Teixeira, João Oscar de Almeida
Falcão Júnior, José Carvalhido Gaspar, Orlando Barreto Zocratto e Vera
Lúcia Venancio Gaspar. A funcionária homenageada será a senhora Darcy Maria
Botelho.



A formatura é o momento de compartilhar a alegria e expressar o
reconhecimento àqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa
vitória. A solenidade de Colação de Grau é um momento festivo da
Instituição de ensino, quando participam dirigentes, professores e alunos
que durante algum tempo conviveram academicamente.



O currículo do curso de Medicina do Imes é dotado de um referencial
pedagógico sustentado numa prática educacional, comprometido com a formação
contemporânea do médico, e de acordo com as referências nacionais e
internacionais de qualidade.



Desta forma, o egresso do Imes possui uma formação generalista, humanista,
crítica e reflexiva, capacitado para atuar, segundo princípios éticos, no
processo de saúde-doença e no enfrentamento de problemas de saúde da
região, em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção,
prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da
integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e
compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Famevaço : Gabarito Definitivo - Avaliação Final Integradora 2017/1
Enviado por Visitante
Famevaço : GABARITO PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO FINAL INTEGRADORA 2017-1
Enviado por Visitante
Famevaço : Liga de Oncologia Clínica e Radioterapia do Imes apoia projeto de doação de cabelos para pacientes com câncer
Enviado por Visitante

Receber o diagnóstico de câncer não é fácil, e com ele surgem inseguranças e dúvidas. Além de lidar com a doença, os pacientes também enfrentam os efeitos colaterais do tratamento, entre eles a queda de cabelo, geralmente decorrente da quimioterapia. A beleza dos cabelos sempre foi uma característica marcante das mulheres. A ausência do cabelo pode causar estranheza e até mesmo preconceito. Sensibilizadas com essa realidade, acadêmicas da Liga de Oncologia Clínica e Radioterapia do Instituto Metropolitano de Ensino Superior – Imes/Univaço tiveram a iniciativa de colaborar com um projeto de doação de cabelos para pacientes com câncer.


No dia 10/06, das 8h às 10h, a Univaço recebeu pessoas interessadas em doar parte do seu cabelo para o projeto. Na ocasião, foi montado um minissalão onde foi feito o corte gratuitamente. A iniciativa contou com as parcerias do Grupo Se Toque, Projeto Fios de Amor e do cabeleireiro Gleidson Ribeiro. No dia foram cortados os cabelos de cinco voluntárias e recebidas três doações.


O cabelo cortado foi entregue ao Grupo Se Toque, que, juntamente com voluntários do Projeto Fios de Amor, produzirão perucas. Posteriormente, as perucas serão doadas à Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha.


As perucas permitirão aos pacientes escolherem as ‘novas madeixas’ na Unidade de Oncologia, a partir do modelo que melhor combine com o seu formato de rosto e tom de pele, ou conforme sua personalidade.


O objetivo é ajudar a resgatar a autoestima de quem passa pelo tratamento contra a doença.

Famevaço : Liga de Semiologia Médica do Imes promove simpósio sobre meningite
Enviado por webmaster

Os doutores Aloísio Bemvindo e João Bosco Dupin foram palestrantes no evento

A meningite é considerada uma doença endêmica. No Brasil, casos da doença acontecem ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. Para discutir esse assunto, a Liga Acadêmica de Semiologia Médica do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes/Univaço - promoveu no dia 8 de junho, no Auditório Dr. José Torres Alves, um simpósio sobre o assunto.
Sob orientação da professora Jamille Hemétrio Salles Martins Costa, a Liga trouxe dois palestrantes de renome para o evento: os doutores Aloísio Bemvindo de Paula e João Bosco Dupin.
A primeira palestra da noite, “Aspectos Anatomofisiológicos das Meninges”, ficou a cargo do professor João Bosco Dupin. E na sequência o doutor Aloísio Bemvindo explanou sobre os “Aspectos Semiológicos da Meningite”.
A doença é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à sua capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, à gravidade dos casos.
O paciente com meningite apresenta, entre outros sintomas, febre alta, dor de cabeça, indisposição, vômitos e rigidez na nuca. Em crianças, febre, irritação, choro constante e abaulamento da "moleira", sem necessariamente rigidez na nuca. Se não tratada rapidamente, a doença - principalmente a bacteriana - pode desencadear confusão mental, coma e óbito.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/meningite

(1) 2 3 4 ... 32 »