Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

(1) 2 3 4 ... 26 »
Famevaço : JORNADA EM HARVARD
Enviado por Visitante

Aconteceu no período de 20 a 23 de abril uma jornada sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem na Harvard University, na cidade de Cambridge, EUA.



Trata-se de um de um Consórcio, denominado STHEM-Brasil, formado por um grupo de 42 IES brasileiras e a Harvard University. As IES (ITPAC, ITPACPORTO, UNIVAÇO, IPTAN E IESVAP) do grupo já fazem parte deste movimento que tem por objetivo formar líderes em inovação educacional no Brasil.



Nesta ocasião foram abordados temas extremamente relevantes e o que há de mais moderno no mundo sobre novas metodologias de ensino aprendizagem com os mais renomados pesquisadores do assunto, com destaque para o físico. Prof. Dr. Eric Mazur, criador do Peer Instruction.



Tal seminário terá continuidade no Brasil no período de 15 a 20 de maio na cidade de Lorena (SP), onde nossas IES novamente serão representadas por docentes, sendo um(a) de cada, que terão o compromisso de multiplicar nas respectivas IES o aprendizado adquirido no curso. O curso será ministrado também por professores da Harvard University que se deslocarão para o evento.



Nossas IES foram representadas em Cambridge pelo Presidente do grupo, Dr. Nicolau Esteves e pelo Diretor Educacional do Grupo, Prof. Daniel Riani.




Famevaço : Edital de seleção para os estágios extracurriculares.
Enviado por Visitante
Famevaço : Resultado final da Liga Acadêmica do Trauma
Enviado por Visitante
Famevaço : SEGUNDA CHAMADA DO RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE DISCENTES BOLSISTAS PARA O PROJETO APROVADO PELA FAPEMIG NO EDITAL 07/2014
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 179 bytes
Famevaço : RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE DISCENTES BOLSISTAS PARA O PROJETO APROVADO PELA FAPEMIG NO EDITAL 07/2014
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 175 bytes
Famevaço :  Resultado das Ligas Acadêmicas.
Enviado por Visitante
Famevaço : Resultado do Programa de Desenvolvimento de Extensão - PRODEX
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 120 bytes
Famevaço : Trote Cidadão da Univaço arrecada mais de 5 mil litros de leite para entidades beneficentes de Ipatinga
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 1989 bytes
Famevaço : Univaço recebe Dr. Aloísio Benvindo De Paula para palestra sobre arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya
Enviado por Visitante

Nos últimos meses, casos de Dengue, Zika e Chikungunya tem sido motivo de preocupação em todo país e, no Vale do Aço não tem sido diferente. À exceção da dengue, os nomes das novas patologias espantam e geram muitas dúvidas, inclusive na diferenciação entre elas. Os ministérios da Saúde e da Educação têm promovido campanhas incentivando a disseminação das informações. No auditório Dr. José Torres Alves, da Univaço, em Ipatinga-MG, foi realizada, hoje (24/02), às 9h, uma palestra de “Atualização em Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya”. O assunto ficou a cargo do médico infectologista, Dr. Aloísio Benvindo De Paula.


O objetivo foi esclarecer e discutir os mitos sobre essas doenças: os sintomas, forma de transmissão e prevenção de cada uma delas. O evento foi direcionado a médicos da região e aos alunos do curso de Medicina da Univaço.


De acordo com o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, eliminar o mosquito. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes. Para isso, é fundamental eliminar toda água parada. O cuidado para evitar a proliferação do mosquito deve ser feito por todos.


Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d\'água e piscina, são fundamentais para esse controle.


Estudos dão conta de que em 45 dias, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Se a área receber água novamente, o ovo ficará ativo e poderá atingir a fase adulta em poucos dias. Por isso, após eliminar a água parada, é importante lavar os recipientes com água e sabão.


Para chamar atenção sobre a importância da limpeza para a eliminação dos focos do Aedes aegypti, o Ministério da Saúde lançou a campanha \"Sábado da faxina – Não dê folga para o mosquito da dengue\". A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do mosquito.

Famevaço : 5ª Chamada do Processo Seletivo de Transferência
Enviado por webmaster
Famevaço : Resultado do Programa de Iniciação à Docência 2016/1º.
Enviado por Visitante
Famevaço : Calouros da Univaço promovem Trote Solidário
Enviado por Visitante

As entidades escolhidas para serem contempladas pelas ações do Trote Cidadão deste semestre foram o Lar Divina Providência São Vicente de Paulo e a Casa da Esperança, ambos de Ipatinga-MG.


A Casa da Esperança, mantida pelo Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc), localizada no bairro Vila Formosa, é responsável por abrigar e assistir pessoas dependentes, na condição de abandonados e/ ou social e economicamente carentes, de diversas faixas etárias. Atualmente, a Casa abriga cerca de 200 internos.


O Lar Divina Providência São Vicente de Paulo, localizado no bairro Iguaçu, é uma residência geriátrica sem fins lucrativos, mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo. Atende atualmente cerca de 40 idosos provenientes de famílias carentes.


O Trote


O Trote Cidadão da Univaço é desenvolvido semestralmente pelo curso de Medicina e conta com a participação dos alunos ingressantes, além de veteranos, professores e funcionários da Instituição.


Os alunos visitaram as duas casas no início deste mês e, divididos em equipes, estão participando da 5ª Gincana Solidária do Trote Cidadão, que visa, além da arrecadação de leite para ser doado para as duas casas, a contribuição em tarefas a serem executadas numa tarde na Casa da Esperança como:  separação de roupas na lavanderia, lavagem de louças, ajuda no berçário, colaboração na distribuição do café da tarde, além de promoverem atividades recreativas junto aos internos.


Essa iniciativa tem o objetivo também de ser um marco importante na vida dos acadêmicos, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais responsáveis comprometidos com a cidadania e a qualidade de vida da comunidade.


Para a caloura Estér Viana Carvalho, a tarde na Casa da Esperança foi um momento de muito aprendizado. “Eu me surpreendi com o que eu encontrei lá: um ambiente repleto de amor, alegria e boas intenções. Eu cresci como cidadã e como  estudante de medicina só por ter passado algumas horas com aquelas pessoas”, disse a estudante.


“Já participo de projetos da Casa da Esperança há alguns anos e tenho experiências únicas toda vez que vou à instituição. A felicidade dos internos com nossa visita pelo Trote cidadão me deu uma sensação muito boa de aceitação. O Trote Cidadão nos deu a oportunidade de apoiar a instituição com nossa doação e nossa energia positiva.” Enfatizou a estudante Luiza Teixeira Lelis.


 

Famevaço : 4ª chamada do Processo Seletivo de Transferência.
Enviado por Visitante
Famevaço : Termo Aditivo nº 01 do Edital DIREG nº 15/2015.
Enviado por Visitante
Famevaço : 3ª chamada do Processo Seletivo de Transferência.
Enviado por Visitante
(1) 2 3 4 ... 26 »