Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

(1) 2 3 4 ... 17 »
Famevaço : IV Exposição de Fotografias
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 879 bytes
Famevaço : Resultado das Ligas Acadêmicas
Enviado por Visitante
Famevaço : Univaço realiza campanha de doação de sangue
Enviado por Visitante

Para ver a matéria clique aqui.

Famevaço : Ambulatório da Univaço soma mais de 7 mil atendimentos gratuitos por ano
Enviado por Visitante

Localizado na Rua Maria Matos, 58, no centro de Coronel Fabriciano, o ambulatório da Faculdade de Medicina do Vale do Aço conta com recursos humanos, físicos e materiais para aulas práticas de várias disciplinas. Todos os atendimentos são realizados gratuitamente. No último ano foram somados 7.282 atendimentos à população.
Os procedimentos realizados no ambulatório são de pequena complexidade, sendo estes voltados para as áreas de Clinica Médica, Pediatria, Ortopedia, Urologia, Ginecologia, Psiquiatria e Cirurgia Ambulatorial. Em todos os procedimentos realizados pelos acadêmicos há o acompanhamento direto do professor. Trata-se de um processo de integração ensino-serviço.
A procura por atendimento acontece de forma espontânea pela comunidade. A população atendida corresponde aos municípios do Vale do Aço e região, sendo a maior ocorrência de pacientes de Coronel Fabriciano, com um total de 5.502; seguidos de Ipatinga, com 837 pacientes; Timóteo, com 259 e Braúnas, com um total de 230 pacientes atendidos.
O morador do bairro Veneza 1, em Ipatinga, Ailton Coelho Ornelas, 62 anos, foi atendido no ambulatório em novembro e ficou encantado com a atenção recebida e o cuidado que tiveram com ele. “Fui muito bem tratado pelos funcionários, pelos alunos e o professor que me consultaram. Fiz a remoção de uma verruga e fiquei muito satisfeito com o resultado. O tratamento que recebi no ambulatório deveria ser exemplo para vários outros lugares”, contou.
“Sem burocracia para agendar a consulta e com excelente atendimento”. Essas foram algumas das palavras que a dona de casa, moradora do bairro Morada do Vale, Adriana Luciana Mendes Rodrigues disse sobre a consulta de sua filha de 11 anos. “Eu estava desesperada tentando arrumar uma consulta para minha filha e uma amiga me disse para tentar no ambulatório. Fui chegando lá e consegui agendar, foi rápido e as alunas, juntamente com a médica professora delas foram muito atenciosas. Já levei minha filha para três outras consultas e sempre fomos muito bem atendidas”, enfatizou.
Para Ana Carolina Daro Santos, 18 anos, além da rapidez e facilidade para agendamento de consulta, o respeito com as pessoas está em primeiro lugar e foram esses os principais motivos com que fez a jovem se tornar paciente frequente do ambulatório. “Às vezes precisamos de uma consulta com maior urgência e não é muito fácil conseguir no posto de saúde. Já fiz quatro consultas no ambulatório e ainda estou fazendo acompanhamento. Desde a primeira vez que fui gostei muito, pois fui tratada com muito respeito e atenção. Sempre que preciso vou lá”, disse.
No ano passado, os meses com maior número de procedimentos realizados foram abril e setembro. As especialidades com maior número de atendimentos no último ano foram cirurgia, com 1898 atendimentos; ginecologia/obstetrícia, com 1648 e pediatria, com um total de 1424 atendimentos.
Teoria e prática
Aliar teoria e prática é reconhecidamente um dos caminhos mais eficazes para melhorar a qualidade de qualquer processo. E na Medicina isso é fundamental. O ambulatório é um dos locais onde os alunos podem chegar mais próximos da realidade médica, uma vez que, acompanhados e supervisionados pelo professor, fazem atendimentos e procedimentos nas mais variadas especialidades, tendo o contato direto com o paciente.
“É uma estrutura composta por profissionais que entendem o porquê de estarmos ali e facilitam o nosso aprendizado. Temos vontade de aprender. É um lugar onde temos o contato com o paciente, podendo ajudar e aprender ao mesmo tempo”, conta a aluna Laís Maurício de Oliveira Almeida.
Na opinião da aluna Thaís Reis Lima, as aulas no ambulatório foram fundamentais para a prática médica. “O ambulatório da Faculdade é um dos locais onde podemos aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula e laboratórios. Hoje estou no internato de urgência e emergência no Hospital Municipal e não estou tendo nenhuma dificuldade graças à base que tive no ambulatório. Todo aprendizado lá foi muito bom e uma forte contribuição para minha formação”, relatou.

Para ver as imagens clique aqui.

Famevaço : Trote Cidadão da Univaço arrecada 4 mil litros de leite para a Casa da Esperança
Enviado por Visitante

Para Visualização de Fotos, clique aqui.



Trote Cidadão da Univaço arrecada 4 mil litros de leite para a Casa da Esperança

Ler mais... | mais 3574 bytes
Famevaço : Univaço se prepara para receber calouros
Enviado por Visitante

Para marcar as boas-vindas aos calouros, a Univaço preparou uma programação recheada de atividades. Na segunda-feira (20/01), às 19h, a Instituição iniciou mais uma edição do Programa de Recepção e Integração de Ingressos - (PRINT), no curso de Medicina. O objetivo foi acolher e recepcionar os alunos ingressantes, prepará-los para a vida acadêmica, apresentar o currículo pleno do curso e sua infraestrutura.

Há 11 anos a Instituição realiza o PRINT, que visa ambientar o aluno na Instituição e no município, visto que muitos calouros são de outras regiões do estado e do país. O Programa conta com a participação dos alunos veteranos, além da direção, coordenações e corpo técnico-administrativo da Instituição.

O Programa é desenvolvido nas primeiras semanas do curso, e inclui uma recepção festiva, a apresentação da Instituição e do município, a aula inaugural, encontros com as diversas coordenações do curso, além das atividades do Programa Trote Cidadão. Este último é desenvolvido em conjunto com todos os alunos veteranos, mas principalmente com os alunos da segunda fase do curso, e tem o propósito de promover ações solidárias voltadas à comunidade e/ou entidades sociais do município e região.

Neste semestre será realizada uma campanha de arrecadação de alimentos que serão doados a uma entidade beneficente do Vale do Aço. O objetivo é promover a solidariedade, a cidadania e causar interação entre os alunos.

Famevaço : Programa de Desenvolvimento de Extensão: acesse aqui edital e regulamento
Enviado por Visitante

Edital clique aqui.


Regulamento clique aqui.

Famevaço : Guia Acadêmico 2014
Enviado por Visitante

Guia Acadêmico 2014, clique aqui.

Famevaço : Horário de Provas 2014/1
Enviado por Visitante

Horário da 1ª Prova Parcial 2014/1, clique aqui.


Horário da 2ª Prova Parcial 2014/1, clique aqui.


Horário da 3ª Prova Parcial 2014/1, clique aqui.


Horário de Prova Final - 2014/1, clique aqui.



Famevaço : Univaço gradua novos médicos
Enviado por Visitante

Na noite de 13 de dezembro a Univaço graduou a sua XIX turma do Curso de Medicina, ofertando à comunidade mais 38 novos médicos para atuarem de forma responsável, crítica e ética, comprometidos na busca de soluções coletivas para os problemas presentes na sociedade contemporânea. A solenidade foi realizada no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga/MG.
A XIX Turma do Curso de Medicina, que ganhou o nome de Matheus Almeida Dias de Souza em homenagem ao saudoso colega de sala, teve como paraninfa a professora Vera Lúcia Venâncio Gaspar e como patrono o professor Daniel Riani Gotardelo. Os professores homenageados foram: Aiala Xavier Felipe da Cruz, Giuliana Alves Tartaglia Vilela, Henrique Gomes de Barros, Júlio César de Faria Couto, Jaílson Tótola, Roberto Bastos da Silva e a funcionária homenageada foi a assistente de secretaria Regina Fonseca Ramos.
A formatura de um ente querido é sempre marcada por grandes comemorações. É o momento de compartilhar a alegria e expressar o reconhecimento àqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

Famevaço : Horário de Exame especial
Enviado por Visitante

Horário de Prova Exame Especial 2013/2, clique aqui.

Famevaço : Nota de esclarecimento
Enviado por Visitante

A Univaço parabeniza a Polícia Civil pela ação que culminou com a identificação e prisão de suspeitos em participar de uma quadrilha altamente organizada, acusados de fraudar vestibulares para o curso de Medicina. A ação exemplar da autoridade policial cria a esperança de que o tempo da impunidade ficará no passado.

Sempre atenta a possíveis fraudes, a Univaço utiliza procedimentos rigorosos e investe em segurança, garantindo a lisura do processo seletivo para o curso de Medicina.

A Univaço, que prima pela formação de um profissional crítico e ético tem grande interesse na elucidação dos fatos e está à disposição para colaborar com as investigações, sempre que necessário.


Ipatinga, 4 de dezembro de 2013


Assessoria de Comunicação
Univaço
Ipatinga/MG

Famevaço : Liga Acadêmica da Univaço promove IV Jornada Acadêmica de Clínica Cirúrgica
Enviado por Visitante

Um acidente de trânsito, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. Como diagnosticar? Como proceder e de que maneira deve ser conduzido o tratamento? Fraturas ortopédicas – Clínica e Diagnóstico. Esse é o tema da IV Jornada Acadêmica de Clínica Cirúrgica da Univaço, que foi realizada no dia 26/11, às 19h30, no auditório Dr. José Torres Alves, na Univaço. O evento foi promovido pelos acadêmicos da Liga de Clínica Cirúrgica (LACC), orientados pelo médico e professor Dr. Ilton Canedo.
A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. Duas especialidades que foram pauta de importantes discussões da IV Jornada de Clínica Cirúrgica.
Para abrir o evento, o radiologista Dr. Thales Saad abordou questões relacionadas à Clínica e Diagnósticos das Fraturas Ortopédicas. Na sequência, o ortopedista e traumatologista Dr. Ilton Canedo falou sobre Abordagem e Tratamento das Fraturas.
Ao final das apresentações houve um debate para que os participantes pudessem esclarecer eventuais dúvidas.
A Liga Acadêmica
A LACC da Univaço foi criada em 23 de maio de 2009 sob a orientação do Professor Dr. Henrique Gomes de Barros. É finalidade da Liga discutir conceitos e fundamentos do diagnóstico e do tratamento das patologias cirúrgicas incluindo o pré, intra e pós-operatório. Além disso, os acadêmicos participantes da LACC têm a oportunidade de realizar trabalhos científicos em diversas linhas de pesquisa, calcadas numa visão multidisciplinar.

Famevaço : Univaço comemora Dia Nacional da Consciência Negra com exposição e apresentação de dança afro
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 2145 bytes
Famevaço : Univaço promove seminário sobre atualização em Diabetes e Hipertensão
Enviado por Visitante

Tanto a hipertensão como o diabetes são doenças crônicas. Podem ser controladas com medicamentos e bons hábitos de vida: exercícios físicos, alimentação regrada, sem cigarros e bebida alcoólica. Do contrário, as duas doenças costumam ter graves consequências. E é sobre esse assunto que a Univaço realizou, das 18h30 às 21h, do dia 11 de novembro, um seminário interdisciplinar no auditório Dr. José Torres Alves.
Na abertura, a Drª Mariana de Souza Furtado ministrou a palestra Novas Drogas para o Tratamento do Diabetes Tipo 2, abordando também O que Há de Novo na V Diretriz Brasileira de Dislipidemias.
O segundo módulo discutido no ciclo de palestras foi sobre Hipertensão Arterial e a primeira palestra deste módulo ficou a cargo do Dr. Roberto Veloso Gontijo que falou sobre Avaliação Clínica e Laboratorial do Paciente Hipertenso.
Para fechar o Seminário, foi convidado o Dr. José Márcio Ribeiro, que abordou sobre o tema Tratamento da Hipertensão Arterial. Após as palestras houve debate para esclarecimento de eventuais dúvidas.

(1) 2 3 4 ... 17 »