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Famevaço : O Imes e SAMU realizam campanha em escolas de Ipatinga
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Famevaço : Doação de sangue movimentou final de semana no Imes
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Famevaço : VII Simpósio de Pesquisa e Extensão
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No dia 25 de abril, o Auditório Dr. José Torres Alves foi palco de um cenário importante no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão universitária. Alunos, professores do curso de Medicina da Univaço e convidados externos marcaram presença no VII Simpósio de Pesquisa e Extensão.



Significativa possibilidade para o estudante colaborar com sua localidade, região ou nação, a Pesquisa e a Extensão universitária permitem a busca e a socialização do conhecimento, estreitando as barreiras existentes entre comunidade e universidade.



A abertura do evento contou com uma palestra sobre gestão da carreira médica, ministrada pelo Dr. Felipe Maia Torres Alves. Ainda na parte da manhã foram repassadas, pela professora Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima, informações sobre o Teste de Progresso e a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem).



O período vespertino contou com apresentação de trabalhos de extensão dos acadêmicos Ana Rita de Oliveira Passos, Marcelo Cândido Sarmento Drumond Nobre, Andressa Gonçalves Castelo Branco Barcelos, Márcia dos Anjos Ueda, Jéssica Maria Gomes de Faria, Maria Aparecida Ribeiro de Paula, Vinicius de Paula Leite Gomes, Vinicius Del Gaudio Albergaria, Ademir Júnior e Luiz Alberto Ribeiro Simões.



Ao final da tarde, o professor João Bosco Dupim ministrou uma palestra sobre o tratamento das dores articulares.




XIV Seminário de Autoavaliação Institucional


No dia 25 foi também promovido, no Auditório Dr. José Torres Alves, o XIV Seminário de Autoavaliação Institucional. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos e os resultados das avaliações aplicadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).



Na oportunidade, foram eleitos os novos representantes discentes na Comissão: Amós Alves Teixeira e Marcelo de Souza Fragoso Santana, ambos da 4ª fase do curso de Medicina.

Famevaço : Grupo NRE participa de mais uma missão internacional; desta vez, na Finlândia e Dinamarca
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Com o objetivo de tornar-se referência no país em qualidade de ensino, o Grupo NRE Educacional tem buscado permanente atualização, seja de seus docentes ou gestores, conhecendo e adotando as melhores práticas pelo mundo. No final do mês de abril o Grupo se fez presente por meio de seu presidente, Dr. Nicolau de Carvalho Esteves, na Finlândia e Dinamarca para conhecer o sistema educacional desses países.



Proporcionado pelo consórcio STHEM, esta é a 9ª Missão Técnica Internacional organizada pelo Semesp - Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, sediado em São Paulo e abriga instituições de todo o país. Este importante encontro teve a duração de dez dias e dele participaram 42 instituições de ensino superior do Brasil, estando ali representadas por seus diretores, reitores ou mantenedores.



Segundo Dr. Nicolau, “o que se comprova é que o Grupo NRE está no caminho certo. Os países com sistemas educacionais mais avançados colocam o aluno como o protagonista de seu próprio aprendizado; e abandonaram o método tradicional, onde o professor era o agente ativo. Isto envolve a adoção de metodologias de ensino ativas e envolventes, procurando aproximar cada vez mais aquilo que o aluno vivencia no meio acadêmico com a sua prática, com o seu dia-a-dia no mundo real. As salas de aula e laboratórios são construídos de forma a incentivar os estudantes a colaborarem uns com os outros, na construção de um aprendizado pleno”, disse.



O Programme for International Student Assessment (Pisa) é um indicador que mede a qualidade de ensino em quarenta países e por quatro anos consecutivos a Finlândia tem ocupado o 1º lugar, sendo referência de ensino no mundo. Tanto a Finlândia quanto a Dinamarca estão entre aqueles países que proporcionam as melhores qualidades de vida a seus habitantes graças à economia crescente e oferecendo os melhores sistemas educacionais do planeta.


Com apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil, representada por Matti Landin, o Grupo visitou diversas universidades para conhecer o trabalho realizado e as práticas que o governo da Finlândia estabelece em suas instituições de ensino.



Na Dinamarca também se destaca a implantação das metodologias ativas de aprendizagem, e percebe-se uma grande interação das instituições de ensino com a comunidade onde estão inseridas. As universidades buscam uma interação muito próxima com a sociedade, buscando atendê-la em todos os seus anseios.



A indústria, o comércio e os serviços estão presentes dentro das universidades, interagindo e contribuindo para a construção do perfil adequado do profissional que será absorvido nas demandas futuras.






Dr. Nicolau Carvalho Esteves e Matti Landin - representante da Embaixada da Finlândia no Brasil.

Famevaço : Resultado do 2º Edital do Programa de Iniciação à Docência (PID-2017).
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Famevaço : Novos alunos no Conlig
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Foram eleitos pelo Conselho das Ligas Acadêmicas (Conlig), do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior (Imes), os alunos Gustavo Henrique de Oliveira Barbosa como coordenador e Elisa Benetti de Paiva Maciel como Vice-coordenadora para representação discente para o mandato de um ano.
O Conlig é o órgão máximo deliberativo das Ligas Acadêmicas do Imes. O Conselho é responsável por acompanhar e regulamentar as atividades das Ligas Acadêmicas.
Na ocasião, cada Liga (conforme regimento interno) indicou um representante titular e um suplente para compor o Conselho. O processo eleitoral consistiu numa votação direta, conforme acordado entre os presentes na assembleia realizada no dia 4 de abril de 2017, no Auditório1.

Todo processo de abertura e encerramento de atividades das Ligas passam pelo Conselho, que se reúne ordinariamente uma vez por mês.

O Conlig também participa, juntamente com o Núcleo de Assessoramento em Educação Permanente em Saúde (NAEPS), da organização e realização do Encontro das Ligas Acadêmicas, evento científico promovido anualmente pela Instituição.

Famevaço : GRUPO NRE MARCA PRESENÇA NO III FÓRUM 2017- STHEM BRASIL DE INOVAÇÃO ACADÊMICA E APRENDIZAGEM ATIVA
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Foi realizado nos dias 30 e 31 de março de 2017 o III Fórum 2017- STHEM Brasil sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa na Unicesumar de Maringá, no Paraná.  Diretores e professores das IES do Grupo NRE (ITPAC, ITPACPORTO, UNIVAÇO, IPTAN E IESVAP) participaram do encontro, inclusive com apresentação de trabalhos.


O Fórum é um evento oficial do Consórcio STHEM Brasil e reuniu professores de instituições de ensino superior de todo o Brasil.


Somente 45 IES, das mais de 2000 mil IES do Brasil fazem parte deste Consórcio, entre elas as do grupo Educacional NRE.


A iniciativa trabalha com educação superior na América Latina e Caribe para desenhar programas personalizados focados em fortalecimento e capacidade institucionais para melhorar o ensino e a aprendizagem.


Em Maringá, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas na aplicação da inovação acadêmica e da aprendizagem ativa em sala de aula.


“A inovação acadêmica torna os alunos mais proativos. Ele se sente envolvido, de fato, com a própria formação. O que vivencia dentro de uma instituição em que a inovação se faz presente, o transforma para a sociedade lá fora”, revela a Professora Fátima Medeiros, da Comissão do Consórcio STHEM Brasil.


A programação contou com palestra ministrada pela professora Liz Reisberg da Boston College; plenária “Formação do Professor”, com as educadoras Rita Carolino e Priscila Simões; O P2P na Formação do Professor”, com a Drª Carmen Silva e Maria Iolanda Fontana; e “”Repensar a avaliação do professor através do uso do PBL: Professor como centro do ‘seu próprio’ processo de aprendizagem”, ministrada pela Drª Maria Cristina Tommaso.


Durante a programação foi realizada uma Mostra de Experiências de Aplicação de Metodologias Ativas pelas IES consorciadas, com os banners aprovados pela organização do evento. 


O segundo dia foi repleto de apresentações de professores de todas as instituições sobre as metodologias ativas.


A grande novidade é que em 2019 o encontro será realizado em Palmas/TO sob a coordenação do Grupo Educacional NRE.


Nesta edição, pelo grupo NRE participaram: O Diretor-Geral do Grupo Educacional NRE Dr. Nicolau Esteves Carvalho, o Diretor Educacional do Grupo e professor Daniel Riani Gotardelo, os professores Rosângela de Oliveira Siede e Alexandre Modesto Braune do ITPAC Araguaína-TO, a professora Vanessa Meneses de Brito do IESVAP Parnaíba-PI, a Coordenadora e professora Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima do IMES/Univaço-MG, a Diretora Acadêmica e professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, e o professor Jáder José de Carvalho, do IPTAN-MG.


Apresentação de trabalhos


Na ocasião, pela unidade do IPTAN foram apresentados os trabalhos “O uso do método Estudo de Caso em trabalhos interdisciplinares: ferramenta para formação do professor e motivação dos alunos”,
dos autores: Luciana Sousa Lima, Aurélio José Parreira e Maria Tereza Gomes de Almeida Lima; Sala de aula invertida, seminário, Kahoot, puzzle, mapa mental, TPS (Think Pair Share) - diferentes estratégias metodológicas para o estudo da textualidade”, realizado pela professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima; e “Sala de aula invertida: trabalhando a perspectiva de leitura interacionista no curso de Direito”, das autoras: Natália Elvira Sperandio e Maria Tereza Gomes de Almeida Lima.


Pelo IMES/UNIVAÇO foi apresentado o trabalho “A metodologia TBL como estratégia instrucional na apresentação do Guia Acadêmico no Programa de Recepção e Integração de Ingressos do curso de Medicina”, das autoras: Flávia Albuquerque Magalhães, Jaqueline Melo Soares e Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima; “A introdução das Metodologias Ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem de uma disciplina básica do curso médico de uma Instituição de Ensino Superior – IES”, de autoria das professoras: Jaqueline Melo Soares e Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima.


Pelo IESVAP foram apresentados os trabalhos “Desenvolvimento de um jogo em métodos de estudo e pesquisa: uma estratégia pedagógica lúdica e motivadora na graduação médica”, dos autores: Any Carolina Cardoso Guimarães Vasconcelos, Daniel Fernando Pereira Vasconcelos e Vanessa Meneses de Brito; “Desenvolvimento de uma dinâmica de aprendizagem ativa para o ensino de Genética e Embriologia”, de autoria de: Vanessa Meneses de Brito Campelo e Yuri Dias Macedo Campelo, que também apresentaram o trabalho: “Percepção de aprendizagem e de satisfação discente após aplicação do Team Based-Learning no curso de Medicina, no módulo de Agressão e Defesa I: Imunologia Básica e Médica no Instituto IESVAP/FAHESP”.


Pela FAHESA/ITPAC foram apresentados os trabalhos: “Sala de aula Invertida como estratégia metodológica para o ensino de leitura, interpretação e produção de textos”, dos autores: Bruno Gomes Pereira, Elcia Tavares dos Santos, Francisco Neto Pereira Pinto, Regina Sousa Maia, e Rosângela de Oliveira Siede; “Avaliação Diagnóstica a partir de Mapa Mental”, dos professores: Cristina Zanettini Ribeiro e Rosângela de Oliveira Siede.


Pela FAPAC/ITPAC foram apresentados os trabalhos: “Bingo no aprendizado efetivo”, “Nosso mundo microbiano” Micro Atividades para o Conhecimento” e “Game-over na falta de atenção”, todos de autoria dos professores: Carina Scolari Gosch, João Ayres do Couto Neto, Iran Roger Alkimin de Oliveira Júnior, Ray Almeida da Silva Rocha, Priscila Lopes Neri e Alexandre Modesto Braune; “O Júri Simulado como ferramenta metodológica para ensinar e aprender Medicina – um relato de experiência no Tocantins”, dos professores: Cristiano da Silva Granadier, Andriele Gasparetto, Danilo Garcia Ruiz, Raquel da Silva Aires e Alexandre Modesto Braune.


O evento contou ainda com plenárias, que discutiram o tema: “Compartilhando estudos e experiências em metodologias ativas de aprendizagem – capacitação continuada docente IPTAN”, abordado pela professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima; e “A comunicação empresarial simulada por meio de princípios da sala de aula invertida nos cursos de Ciências Contábeis e Administração”, abordado pelos professores: Denny José Almeida Costa e Maria Tereza Gomes de Almeida Lima.


A sessão temática: “Aplicação da Metodologia Sala de Aula Invertida na Disciplina Física I” ficou por conta dos professores Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, Jáder José de Carvalho e Lívia Naiara de Andrade.

Famevaço : Trote Cidadão do Imes arrecada mais de 4800 litros de leite para entidades beneficentes de Ipatinga
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Este é o resultado da Gincana Solidária – uma das tarefas do Trote Cidadão do curso de Medicina do Imes/Univaço

Os alunos foram divididos em duas equipes responsáveis pela arrecadação do alimento. Foram arrecadados 4892 litros de leite. As entidades beneficiadas são a Casa da Esperança, mantida pelo Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc), localizada no bairro Vila Formosa, e o Lar Divina Providência São Vicente de Paulo, sediado no bairro Iguaçu, ambas de Ipatinga-MG.


Esta é a 6ª Gincana Solidária do Trote Cidadão. A iniciativa contou com a participação dos alunos ingressantes, além de veteranos, professores e funcionários do Instituto Metropolitano de Ensino Superior – Imes, da Univaço.


A Gincana é uma das atividades do programa, que ainda conta com visitas mensais às entidades e contou com duas outras etapas concluídas nos meses de fevereiro e março.


No mês de fevereiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, munidos com folders e cartazes contendo orientações de educação em saúde, os alunos (alguns deles caracterizados como mosquito Aedes Aegypti) panfletaram nas principais avenidas do bairro Jardim panorama, reforçando para a população a importância dos cuidados no combate ao transmissor da doença. A Polícia Militar de Ipatinga este presente apoiando a atividade no dia ocorrido.


Já no mês de março, trinta mil preservativos foram distribuídos em campanha voltada para o período de carnaval. Na oportunidade foi feita uma blitz educativa em diversos pontos da cidade. Com o slogan “Eu me previno. Eu uso camisinha”, a campanha reforçou o uso do preservativo como ‘arma’ importante no combate a doenças sexualmente transmissíveis.


O Trote Cidadão realizado todos os semestres pelo Imes tem como objetivo despertar no calouro a consciência socioambiental e a participação ativa na sociedade por meio de ações voluntárias. Assim, além de integrar o estudante ao seu novo ambiente acadêmico, propõe-se uma forma de colaboração para o desenvolvimento social por meio de trabalhos de promoção de saúde liderados pelos universitários.

Famevaço : 2º Edital do Programa de Iniciação à Docência (PID-2017)
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Famevaço : Dr. Nicolau Carvalho Esteves recebe homenagem na solenidade dos 194 anos da Batalha do Jenipapo
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O Governo do Estado do Piauí, e a Prefeitura Municipal de Campo Maior, condecoraram 53 medalhas da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, em nível estadual; e Medalha Heróis do Jenipapo em nível municipal.


No dia 13 de março aconteceram as festividades pelo 194º aniversário da Batalha do Jenipapo, com Missa, Culto em Ação de Graças, apresentação teatral “A Batalha do Jenipapo”, Solenidade Cívico Militar e condecoração da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, feita pelo Governo do Estado Welington Dias.


A medalha se divide em três categorias: Cavaleiro, oficial e Comendador.


Foi condecorado com a Medalha da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí – Comendador, o Dr. Nicolau Carvalho Esteves, médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Barbacena/MG, de onde foi Secretário Municipal de Saúde, Secretário da Saúde do Estado do Tocantins e Secretário Municipal da Saúde de Palmas. Especializou-se em Traumato-Ortopedia, com Mestrado em Administração, MBA em Gestão Empresarial e em Finanças. Preside o Grupo NRE Educacional, Holding de cinco Instituições de Ensino Superior espalhadas em diversas regiões do país.

Famevaço : Resultado do Programa de Desenvolvimento de Extensão
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Famevaço : Resultados das Ligas Acadêmicas
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Famevaço : 15ª chamada do Processo Seletivo Medicina Univaço
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Famevaço : Alunos do Imes participam de campanha de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis
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Alunos do Imes participam de campanha de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis


A ação faz parte da 2ª etapa do Trote Cidadão


Calouros e veteranos do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga-MG e Polícia Militar do município, realizaram ontem (24/02) a segunda etapa do Trote Cidadão. Trinta mil preservativos serão distribuídos em campanha voltada para o período de carnaval.




Foi feita uma blitz educativa em diversos pontos da cidade. Com o slogan “Eu me previno. Eu uso camisinha”, a campanha reforça o uso do preservativo como ‘arma’ importante no combate a doenças sexualmente transmissíveis.



Uma das preocupações é evitar a expansão das doenças, numa época em que o consumo de bebidas e substâncias tóxicas é tradicionalmente elevado, podendo levar à prática sexual sem prevenção.





Notificações




Em Ipatinga, atualmente, 1.002 pessoas são cadastradas no Programa Municipal de DST/Aids. Desse total, 587 são moradores da cidade, 295 são pacientes de outros 43 municípios que têm em Ipatinga o suporte pactuado para garantir o tratamento e 120 abandonaram o acompanhamento.




Entre os casos confirmados, cerca de 68% são pessoas do sexo masculino e 32% dos casos referem-se a mulheres. A maior parte dos portadores da doença são pacientes com faixa etária entre 20 e 39 anos, faixa sexualmente reprodutiva.




O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é o serviço de saúde, no município, que realiza ações de diagnóstico rápido, com resultado imediato, e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Por meio dele, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente, todas as quartas e sextas-feiras, das 10h às 17




O atendimento na unidade é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe multiprofissional de saúde, à qual cabe também o papel de orientar e promover a mudança de comportamento, evitando-se a retestagem.




Na primeira etapa do Trote do Imes, munidos com fôlderes e cartazes contendo orientações de educação em saúde, os alunos (alguns deles caracterizados como mosquito Aedes aegypti) panfletaram nas principais avenidas do bairro Jardim Panorama, reforçando para a população a importância dos cuidados no combate ao transmissor da doença.





Além dessas atividades de conscientização, os calouros e veteranos do Imes participam de uma gincana solidária que objetiva a arrecadação de caixas de leite a serem doadas a instituições beneficentes de Ipatinga.


Famevaço : Resultado do Programa de Iniciação à Docência - 2017/1º
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