Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

(1) 2 3 4 ... 31 »
Famevaço : GABARITO PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO FINAL INTEGRADORA 2017-1
Enviado por Visitante
Famevaço : Liga de Oncologia Clínica e Radioterapia do Imes apoia projeto de doação de cabelos para pacientes com câncer
Enviado por Visitante

Receber o diagnóstico de câncer não é fácil, e com ele surgem inseguranças e dúvidas. Além de lidar com a doença, os pacientes também enfrentam os efeitos colaterais do tratamento, entre eles a queda de cabelo, geralmente decorrente da quimioterapia. A beleza dos cabelos sempre foi uma característica marcante das mulheres. A ausência do cabelo pode causar estranheza e até mesmo preconceito. Sensibilizadas com essa realidade, acadêmicas da Liga de Oncologia Clínica e Radioterapia do Instituto Metropolitano de Ensino Superior – Imes/Univaço tiveram a iniciativa de colaborar com um projeto de doação de cabelos para pacientes com câncer.


No dia 10/06, das 8h às 10h, a Univaço recebeu pessoas interessadas em doar parte do seu cabelo para o projeto. Na ocasião, foi montado um minissalão onde foi feito o corte gratuitamente. A iniciativa contou com as parcerias do Grupo Se Toque, Projeto Fios de Amor e do cabeleireiro Gleidson Ribeiro. No dia foram cortados os cabelos de cinco voluntárias e recebidas três doações.


O cabelo cortado foi entregue ao Grupo Se Toque, que, juntamente com voluntários do Projeto Fios de Amor, produzirão perucas. Posteriormente, as perucas serão doadas à Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha.


As perucas permitirão aos pacientes escolherem as ‘novas madeixas’ na Unidade de Oncologia, a partir do modelo que melhor combine com o seu formato de rosto e tom de pele, ou conforme sua personalidade.


O objetivo é ajudar a resgatar a autoestima de quem passa pelo tratamento contra a doença.

Famevaço : Liga de Semiologia Médica do Imes promove simpósio sobre meningite
Enviado por webmaster

Os doutores Aloísio Bemvindo e João Bosco Dupin foram palestrantes no evento

A meningite é considerada uma doença endêmica. No Brasil, casos da doença acontecem ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. Para discutir esse assunto, a Liga Acadêmica de Semiologia Médica do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes/Univaço - promoveu no dia 8 de junho, no Auditório Dr. José Torres Alves, um simpósio sobre o assunto.
Sob orientação da professora Jamille Hemétrio Salles Martins Costa, a Liga trouxe dois palestrantes de renome para o evento: os doutores Aloísio Bemvindo de Paula e João Bosco Dupin.
A primeira palestra da noite, “Aspectos Anatomofisiológicos das Meninges”, ficou a cargo do professor João Bosco Dupin. E na sequência o doutor Aloísio Bemvindo explanou sobre os “Aspectos Semiológicos da Meningite”.
A doença é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à sua capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, à gravidade dos casos.
O paciente com meningite apresenta, entre outros sintomas, febre alta, dor de cabeça, indisposição, vômitos e rigidez na nuca. Em crianças, febre, irritação, choro constante e abaulamento da "moleira", sem necessariamente rigidez na nuca. Se não tratada rapidamente, a doença - principalmente a bacteriana - pode desencadear confusão mental, coma e óbito.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/meningite

Famevaço : Inscrições para o Programa de Seleção de Iniciação à Docência - PID
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 115 bytes
Famevaço : EDITAL ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES FÉRIAS E 2017-2
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 127 bytes
Famevaço : Edital de recomposição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE
Enviado por Visitante
Famevaço : Resultado da Seleção para os Estágios Extracurriculares
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 574 bytes
Famevaço : Liga de Pediatria e Neonatologia do Imes discute sobre Zika Vírus
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 3082 bytes
Famevaço : Diretores do Grupo NRE Educacional participam do CBESP em Gramado/RS
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 4350 bytes
Famevaço : Grupo NRE segue firme em mais uma edição do consórcio STHEM BRASIL 2017
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 2556 bytes
Famevaço : O Imes e SAMU realizam campanha em escolas de Ipatinga
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 2206 bytes
Famevaço : Doação de sangue movimentou final de semana no Imes
Enviado por Visitante

Ler mais... | mais 2061 bytes
Famevaço : VII Simpósio de Pesquisa e Extensão
Enviado por Visitante


No dia 25 de abril, o Auditório Dr. José Torres Alves foi palco de um cenário importante no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão universitária. Alunos, professores do curso de Medicina da Univaço e convidados externos marcaram presença no VII Simpósio de Pesquisa e Extensão.



Significativa possibilidade para o estudante colaborar com sua localidade, região ou nação, a Pesquisa e a Extensão universitária permitem a busca e a socialização do conhecimento, estreitando as barreiras existentes entre comunidade e universidade.



A abertura do evento contou com uma palestra sobre gestão da carreira médica, ministrada pelo Dr. Felipe Maia Torres Alves. Ainda na parte da manhã foram repassadas, pela professora Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima, informações sobre o Teste de Progresso e a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem).



O período vespertino contou com apresentação de trabalhos de extensão dos acadêmicos Ana Rita de Oliveira Passos, Marcelo Cândido Sarmento Drumond Nobre, Andressa Gonçalves Castelo Branco Barcelos, Márcia dos Anjos Ueda, Jéssica Maria Gomes de Faria, Maria Aparecida Ribeiro de Paula, Vinicius de Paula Leite Gomes, Vinicius Del Gaudio Albergaria, Ademir Júnior e Luiz Alberto Ribeiro Simões.



Ao final da tarde, o professor João Bosco Dupim ministrou uma palestra sobre o tratamento das dores articulares.




XIV Seminário de Autoavaliação Institucional


No dia 25 foi também promovido, no Auditório Dr. José Torres Alves, o XIV Seminário de Autoavaliação Institucional. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos e os resultados das avaliações aplicadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).



Na oportunidade, foram eleitos os novos representantes discentes na Comissão: Amós Alves Teixeira e Marcelo de Souza Fragoso Santana, ambos da 4ª fase do curso de Medicina.

Famevaço : Grupo NRE participa de mais uma missão internacional; desta vez, na Finlândia e Dinamarca
Enviado por Visitante


Com o objetivo de tornar-se referência no país em qualidade de ensino, o Grupo NRE Educacional tem buscado permanente atualização, seja de seus docentes ou gestores, conhecendo e adotando as melhores práticas pelo mundo. No final do mês de abril o Grupo se fez presente por meio de seu presidente, Dr. Nicolau de Carvalho Esteves, na Finlândia e Dinamarca para conhecer o sistema educacional desses países.



Proporcionado pelo consórcio STHEM, esta é a 9ª Missão Técnica Internacional organizada pelo Semesp - Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, sediado em São Paulo e abriga instituições de todo o país. Este importante encontro teve a duração de dez dias e dele participaram 42 instituições de ensino superior do Brasil, estando ali representadas por seus diretores, reitores ou mantenedores.



Segundo Dr. Nicolau, “o que se comprova é que o Grupo NRE está no caminho certo. Os países com sistemas educacionais mais avançados colocam o aluno como o protagonista de seu próprio aprendizado; e abandonaram o método tradicional, onde o professor era o agente ativo. Isto envolve a adoção de metodologias de ensino ativas e envolventes, procurando aproximar cada vez mais aquilo que o aluno vivencia no meio acadêmico com a sua prática, com o seu dia-a-dia no mundo real. As salas de aula e laboratórios são construídos de forma a incentivar os estudantes a colaborarem uns com os outros, na construção de um aprendizado pleno”, disse.



O Programme for International Student Assessment (Pisa) é um indicador que mede a qualidade de ensino em quarenta países e por quatro anos consecutivos a Finlândia tem ocupado o 1º lugar, sendo referência de ensino no mundo. Tanto a Finlândia quanto a Dinamarca estão entre aqueles países que proporcionam as melhores qualidades de vida a seus habitantes graças à economia crescente e oferecendo os melhores sistemas educacionais do planeta.


Com apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil, representada por Matti Landin, o Grupo visitou diversas universidades para conhecer o trabalho realizado e as práticas que o governo da Finlândia estabelece em suas instituições de ensino.



Na Dinamarca também se destaca a implantação das metodologias ativas de aprendizagem, e percebe-se uma grande interação das instituições de ensino com a comunidade onde estão inseridas. As universidades buscam uma interação muito próxima com a sociedade, buscando atendê-la em todos os seus anseios.



A indústria, o comércio e os serviços estão presentes dentro das universidades, interagindo e contribuindo para a construção do perfil adequado do profissional que será absorvido nas demandas futuras.






Dr. Nicolau Carvalho Esteves e Matti Landin - representante da Embaixada da Finlândia no Brasil.

Famevaço : Resultado do 2º Edital do Programa de Iniciação à Docência (PID-2017).
Enviado por Visitante
(1) 2 3 4 ... 31 »