Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

(1) 2 3 4 ... 30 »
Famevaço : Trote Cidadão do Imes arrecada mais de 4800 litros de leite para entidades beneficentes de Ipatinga
Enviado por Visitante

Este é o resultado da Gincana Solidária – uma das tarefas do Trote Cidadão do curso de Medicina do Imes/Univaço

Os alunos foram divididos em duas equipes responsáveis pela arrecadação do alimento. Foram arrecadados 4892 litros de leite. As entidades beneficiadas são a Casa da Esperança, mantida pelo Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc), localizada no bairro Vila Formosa, e o Lar Divina Providência São Vicente de Paulo, sediado no bairro Iguaçu, ambas de Ipatinga-MG.


Esta é a 6ª Gincana Solidária do Trote Cidadão. A iniciativa contou com a participação dos alunos ingressantes, além de veteranos, professores e funcionários do Instituto Metropolitano de Ensino Superior – Imes, da Univaço.


A Gincana é uma das atividades do programa, que ainda conta com visitas mensais às entidades e contou com duas outras etapas concluídas nos meses de fevereiro e março.


No mês de fevereiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, munidos com folders e cartazes contendo orientações de educação em saúde, os alunos (alguns deles caracterizados como mosquito Aedes Aegypti) panfletaram nas principais avenidas do bairro Jardim panorama, reforçando para a população a importância dos cuidados no combate ao transmissor da doença. A Polícia Militar de Ipatinga este presente apoiando a atividade no dia ocorrido.


Já no mês de março, trinta mil preservativos foram distribuídos em campanha voltada para o período de carnaval. Na oportunidade foi feita uma blitz educativa em diversos pontos da cidade. Com o slogan “Eu me previno. Eu uso camisinha”, a campanha reforçou o uso do preservativo como ‘arma’ importante no combate a doenças sexualmente transmissíveis.


O Trote Cidadão realizado todos os semestres pelo Imes tem como objetivo despertar no calouro a consciência socioambiental e a participação ativa na sociedade por meio de ações voluntárias. Assim, além de integrar o estudante ao seu novo ambiente acadêmico, propõe-se uma forma de colaboração para o desenvolvimento social por meio de trabalhos de promoção de saúde liderados pelos universitários.

Famevaço : 2º Edital do Programa de Iniciação à Docência (PID-2017)
Enviado por Visitante
Famevaço : Dr. Nicolau Carvalho Esteves recebe homenagem na solenidade dos 194 anos da Batalha do Jenipapo
Enviado por webmaster


O Governo do Estado do Piauí, e a Prefeitura Municipal de Campo Maior, condecoraram 53 medalhas da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, em nível estadual; e Medalha Heróis do Jenipapo em nível municipal.


No dia 13 de março aconteceram as festividades pelo 194º aniversário da Batalha do Jenipapo, com Missa, Culto em Ação de Graças, apresentação teatral “A Batalha do Jenipapo”, Solenidade Cívico Militar e condecoração da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, feita pelo Governo do Estado Welington Dias.


A medalha se divide em três categorias: Cavaleiro, oficial e Comendador.


Foi condecorado com a Medalha da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí – Comendador, o Dr. Nicolau Carvalho Esteves, médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Barbacena/MG, de onde foi Secretário Municipal de Saúde, Secretário da Saúde do Estado do Tocantins e Secretário Municipal da Saúde de Palmas. Especializou-se em Traumato-Ortopedia, com Mestrado em Administração, MBA em Gestão Empresarial e em Finanças. Preside o Grupo NRE Educacional, Holding de cinco Instituições de Ensino Superior espalhadas em diversas regiões do país.

Famevaço : Resultado do Programa de Desenvolvimento de Extensão
Enviado por Visitante
Famevaço : Resultados das Ligas Acadêmicas
Enviado por Visitante
Famevaço : 15ª chamada do Processo Seletivo Medicina Univaço
Enviado por Visitante
Famevaço : Alunos do Imes participam de campanha de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis
Enviado por Visitante

Alunos do Imes participam de campanha de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis


A ação faz parte da 2ª etapa do Trote Cidadão


Calouros e veteranos do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga-MG e Polícia Militar do município, realizaram ontem (24/02) a segunda etapa do Trote Cidadão. Trinta mil preservativos serão distribuídos em campanha voltada para o período de carnaval.




Foi feita uma blitz educativa em diversos pontos da cidade. Com o slogan “Eu me previno. Eu uso camisinha”, a campanha reforça o uso do preservativo como ‘arma’ importante no combate a doenças sexualmente transmissíveis.



Uma das preocupações é evitar a expansão das doenças, numa época em que o consumo de bebidas e substâncias tóxicas é tradicionalmente elevado, podendo levar à prática sexual sem prevenção.





Notificações




Em Ipatinga, atualmente, 1.002 pessoas são cadastradas no Programa Municipal de DST/Aids. Desse total, 587 são moradores da cidade, 295 são pacientes de outros 43 municípios que têm em Ipatinga o suporte pactuado para garantir o tratamento e 120 abandonaram o acompanhamento.




Entre os casos confirmados, cerca de 68% são pessoas do sexo masculino e 32% dos casos referem-se a mulheres. A maior parte dos portadores da doença são pacientes com faixa etária entre 20 e 39 anos, faixa sexualmente reprodutiva.




O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é o serviço de saúde, no município, que realiza ações de diagnóstico rápido, com resultado imediato, e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Por meio dele, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente, todas as quartas e sextas-feiras, das 10h às 17




O atendimento na unidade é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe multiprofissional de saúde, à qual cabe também o papel de orientar e promover a mudança de comportamento, evitando-se a retestagem.




Na primeira etapa do Trote do Imes, munidos com fôlderes e cartazes contendo orientações de educação em saúde, os alunos (alguns deles caracterizados como mosquito Aedes aegypti) panfletaram nas principais avenidas do bairro Jardim Panorama, reforçando para a população a importância dos cuidados no combate ao transmissor da doença.





Além dessas atividades de conscientização, os calouros e veteranos do Imes participam de uma gincana solidária que objetiva a arrecadação de caixas de leite a serem doadas a instituições beneficentes de Ipatinga.


Famevaço : Resultado do Programa de Iniciação à Docência - 2017/1º
Enviado por Visitante
Famevaço : Guia Acadêmico 2017/1
Enviado por Visitante
Famevaço : Alunos do Imes participam da 17ª edição do Trote Cidadão
Enviado por Visitante


O Instituto Metropolitano de Ensino Superior (Imes), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no mês de fevereiro a primeira etapa da 17ª edição do Programa Trote Cidadão. A atividade contou com a participação de calouros e veteranos do curso de Medicina, além de funcionários e professores da Instituição.




A ação aconteceu no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga. Na ocasião, munidos com folders e cartazes contendo orientações de educação em saúde os alunos (alguns deles caracterizados como mosquito Aedes Aegypti) panfletaram nas principais avenidas do bairro, reforçando para a população a importância dos cuidados no combate ao transmissor da doença. A Polícia Militar de Ipatinga este presente apoiando a atividade.




Segundo a pedagoga do Imes, Niura Sueli de Almeida Martins, a iniciativa é de suma importância porque desperta a consciência social dos novos alunos. “Esta ação faz parte da formação médica cidadã. Numa perspectiva de trabalho coletivo. Nós queremos cooperar com o município intensificando a conscientização no combate a esse vetor que transmite graves doenças à população”, enfatizou.




A próxima etapa está prevista para a véspera do feriado de Carnaval. Na oportunidade serão distribuídos panfletos com orientações de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e ainda a participação em uma gincana solidária para arrecadação de leite, que será doado para uma entidade beneficente do município.




O Trote Cidadão realizado todos os semestres pelo Imes tem como objetivo despertar no calouro a consciência socioambiental e a participação ativa na sociedade por meio de ações voluntárias. Assim, além de integrar o estudante ao seu novo ambiente acadêmico, propõe-se uma forma de colaboração para o desenvolvimento social por meio de trabalhos de promoção de saúde liderados pelos universitários.

Famevaço : Programa de Desenvolvimento de Extensão - 2017
Enviado por Visitante
Famevaço : Resultado do Processo Seletivo de Transferência - 1º/2017
Enviado por Visitante
Famevaço : Univaço inicia 37ª Turma de Medicina
Enviado por Visitante

Univaço inicia 37ª Turma de Medicina





Nesta segunda-feira (13/02) a Univaço dará início à sua 37ª Turma do curso de Medicina. Para este novo ciclo, a instituição preparou uma semana recheada de atividades para os ingressantes. A programação faz parte do Programa de Recepção e Integração de Ingressos (Print).
Às 19h30 acontecerá, no Auditório Dr. José Torres Alves, a Aula Inaugural para os novos alunos e convidados, ministrada pelo professor José Carvalhido Gaspar.
A Univaço realiza o Print há 15 anos. O objetivo é ambientar o aluno na Instituição e no município, visto que eles vêm de diversas cidades e estados do país. O intuito principal do Programa é acolher e preparar o calouro para a nova etapa de vida acadêmica.
O Programa conta com a participação dos alunos veteranos, além da direção, coordenações, docentes e corpo técnico-administrativo da Instituição.
Além de receber informações sobre o currículo pleno do curso de Medicina, os novos alunos têm a oportunidade de conhecer as instalações da Instituição e diversas partes do município que serão cenários de aprendizagem acadêmica, como hospitais, unidades de saúde e instituições filantrópicas.


Famevaço : RETIFICAÇÃO DO EDITAL DO VESTIBULAR 2017-1
Enviado por Visitante
Famevaço : Univaço Gradua sua XXV turma do curso de Medicina
Enviado por Visitante


A Colação de Grau é um momento “único” na vida de cada formando, quando este pode compartilhar a alegria e expressar o reconhecimento àqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória! Na noite do dia 2 de dezembro, no teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga-MG, a Univaço graduou a sua XXV Turma do curso de Medicina, ofertando à comunidade mais 49 novos médicos para o mercado de trabalho.



A noite foi repleta de grandes emoções, com belos discursos e homenagens. A XXV Turma do curso de Medicina que leva o nome do saudoso colega Luis Felipe Vidal de Souza Penna, teve como paraninfo o professor Dr. Daniel Riani Gotardelo e como patrono O professor D. Lauro Nunes de Oliveira Filho.



Foram homenageados os professores: José Gaspar, Drª Ivana Vilela Teixeira, Dr. José Helvécio Kalil de Souza, Dr. Ismael Alves Rodrigues Júnior, Drª Louise Braga Mercante, Drª Mariana de Souza Furtado, Dr. Orlando Barreto Zocratto e a funcionária administrativa Regina Fonseca Ramos.



Com mais essa turma, a Faculdade de Medicina soma o total de 968 médicos formados.


(1) 2 3 4 ... 30 »