Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

Eventos UNIVAÇO
:: Eventos UNIVAÇO » Famevaço » Alunos do Imes participam de campanha de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis

Alunos do Imes participam de campanha de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis
Descrição:

Alunos do Imes participam de campanha de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis

A ação faz parte da 2ª etapa do Trote Cidadão

Calouros e veteranos do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga-MG e Polícia Militar do município, realizaram ontem (24/02) a segunda etapa do Trote Cidadão. Trinta mil preservativos serão distribuídos em campanha voltada para o período de carnaval.
Foi feita uma blitz educativa em diversos pontos da cidade. Com o slogan “Eu me previno. Eu uso camisinha”, a campanha reforça o uso do preservativo como ‘arma’ importante no combate a doenças sexualmente transmissíveis.
Uma das preocupações é evitar a expansão das doenças, numa época em que o consumo de bebidas e substâncias tóxicas é tradicionalmente elevado, podendo levar à prática sexual sem prevenção.

Notificações

Em Ipatinga, atualmente, 1.002 pessoas são cadastradas no Programa Municipal de DST/Aids. Desse total, 587 são moradores da cidade, 295 são pacientes de outros 43 municípios que têm em Ipatinga o suporte pactuado para garantir o tratamento e 120 abandonaram o acompanhamento.

Entre os casos confirmados, cerca de 68% são pessoas do sexo masculino e 32% dos casos referem-se a mulheres. A maior parte dos portadores da doença são pacientes com faixa etária entre 20 e 39 anos, faixa sexualmente reprodutiva.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é o serviço de saúde, no município, que realiza ações de diagnóstico rápido, com resultado imediato, e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Por meio dele, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente, todas as quartas e sextas-feiras, das 10h às 17h.

O atendimento na unidade é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe multiprofissional de saúde, à qual cabe também o papel de orientar e promover a mudança de comportamento, evitando-se a retestagem.

Na primeira etapa do Trote do Imes, munidos com fôlderes e cartazes contendo orientações de educação em saúde, os alunos (alguns deles caracterizados como mosquito Aedes aegypti) panfletaram nas principais avenidas do bairro Jardim Panorama, reforçando para a população a importância dos cuidados no combate ao transmissor da doença.

Além dessas atividades de conscientização, os calouros e veteranos do Imes participam de uma gincana solidária que objetiva a arrecadação de caixas de leite a serem doadas a instituições beneficentes de Ipatinga.

Imagens: