Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

Eventos UNIVAÇO
:: Eventos UNIVAÇO » Famevaço » O Imes e SAMU realizam campanha em escolas de Ipatinga

O Imes e SAMU realizam campanha em escolas de Ipatinga
Descrição:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU tem como objetivo chegar precocemente às vítimas após a ocorrência de alguma situação de urgência ou emergência. O SAMU de Ipatinga-MG recebe uma média de 4.700 ligações pelo número 192, e 14% deste total, de acordo com a coordenadora de enfermagem do SAMU de Ipatinga, Erika Barreto Nunes França, são “trotes”. Com base nesta realidade, uma parceria entre o Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes e o SAMU do município colocou em prática o projeto de extensão “SAMU nas escolas”.

O projeto, orientado pelo professor do Imes e socorrista do SAMU de Ipatinga Ângelo Geraldo José Cunha, e com participação do socorrista e coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, William Miranda Moraes, vem ao encontro da necessidade de conscientização da população quanto ao uso consciente do número 192, atuando nas escolas públicas e privadas do município para que haja capacitação e multiplicação da informação.
O projeto conta com uma oficina de primeiros socorros para os alunos, ensinando-os a agir em situações de emergência, que podem vir a ocorrer, tais como desmaios, engasgos, queimaduras, choques elétricos, fraturas, hemorragias, entre outras.

No total, foram atendidas quatro escolas de Ipatinga. As ações realizadas buscam interagir com os alunos, de modo que o conhecimento seja transferido de forma didática e dinâmica. Para isso, são utilizados recursos como encenações, vídeos, músicas, entre outros.

“Esse projeto é uma grande oportunidade para integrar os acadêmicos do curso de Medicina com a comunidade. Por meio do curso teórico-prático conseguimos capacitar os alunos para agir em uma situação de emergência, o que é imensamente gratificante! Os adolescentes são empenhados e interessados, o que contribuiu para o crescimento do "SAMU nas escolas". Considero a extensão uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, e espero que o projeto continue a fazer sucesso!”, afirmou a acadêmica Mariane Barbosa Finotti, da 8ª fase do curso de Medicina do Imes.

Imagens: