Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

Eventos UNIVAÇO
:: Eventos UNIVAÇO » Famevaço » Liga de Nefrologia do Imes realiza o I Simpósio de Insuficiência Renal

Liga de Nefrologia do Imes realiza o I Simpósio de Insuficiência Renal
Descrição:

No dia 18/10, às 19h30, o Auditório Dr. José Torres Alves, do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - Imes/Univaço foi palco do I Simpósio de Insuficiência Renal, realizado pela Liga de Nefrologia do Imes, sob orientação da professora Silvia Heringer-Walter.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Insuficiência Renal Aguda é a perda súbita da capacidade dos rins de filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do sangue.

Também chamada de lesão renal aguda, a Insuficiência é comum em pacientes que já estão no hospital com alguma outra condição. Pode desenvolver-se rapidamente ao longo de algumas horas ou mais lentamente, durante alguns dias. Pessoas que estão gravemente doentes e necessitam de cuidados intensivos estão em maior risco de desenvolver Insuficiência Renal Aguda.

Os sintomas da doença são muitos: diminuição da produção de urina, retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés, sonolência, falta de fome, fadiga, falta de ar, confusão mental, náusea e vômitos, convulsões ou coma, em casos graves e dor ou pressão no peito.

Para explanar melhor o assunto, a primeira palestra da noite ficou sob a responsabilidade da Drª Maria Aparecida Frazão, que falou sobre Insuficiência Renal: Âmbito Social e Voluntário.

Para o encerramento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra Insuficiência Renal e Suas Principais Causas, ministrada pelo Dr. Reginaldo Machado.

Ao final do evento foi reservado um tempo para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre os temas apresentados.

"Liga de Nefrologia do Imes realiza o I Simpósio de Insuficiência Renal"
Imagens: