Webmail UNIVAÇO   Portal Institucional   Moodle Univaço

Eventos UNIVAÇO
:: Eventos UNIVAÇO » Famevaço » Liga de Gastroenterologia e Hepatologia do Imes realiza Simpósio sobre Câncer Colorretal

Liga de Gastroenterologia e Hepatologia do Imes realiza Simpósio sobre Câncer Colorretal
Descrição:

Liga de Gastroenterologia e Hepatologia do Imes realiza Simpósio sobre Câncer Colorretal

O Câncer Colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Esse foi o assunto do Simpósio realizado ontem (24/10) no Auditório 1 do Instituto Metropolitano de Ensino Superior Imes/Univaço. O evento foi promovido pelos alunos da Liga de Gastroenterologia e Hepatologia do Imes.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, em 2016 ocorreram mais de 34 mil casos da doença em todo o país, sendo mais de 50% destes casos ocorridos em mulheres. E para explanar no Simpósio sobre a “Visão Clínico-Generalista na Atenção Primária” foi convidado o Dr. Diego Emmanuell Ribeiro Reis.
Na sequência, o Dr. Ralph Correa de Almeida abordou sobre o Tratamento Cirúrgico do Câncer Colorretal.
Ao final, a partir das muitas perguntas, aconteceu um momento de debate sobre as duas palestras da noite.
Sintomas do Câncer Colorretal
O sangramento ao evacuar é o sinal mais comum, anemia sem causa aparente, principalmente em pessoas com mais de 50 anos, alterações no hábito intestinal (diarreia ou intestino preso), desconforto abdominal com gases ou cólicas, permanência da vontade de evacuar mesmo após a evacuação, chamam a atenção de que a causa possa ser um tumor. Emagrecimento intenso e inexplicado, fraqueza, fezes pastosas e escuras, e sensação de dor na região anal também podem estar relacionados com tumores. Caso apresente algum desses sinais e sintomas a orientação é procurar um médico. Importante ressaltar que outras doenças, que não o câncer, também podem apresentar alguns desses sintomas.

Imagens: